Avançar para o conteúdo principal

ASk em maio

Em maio o leque de actividades foi bem amplo: continuámos a colaboração com a população local(1) para a criação de um novo espaço urbano, cimentámos a colaboração com o Museu da Cidade(2), e voltámos a sair da cidade, visitando Santarém(3) e Montemor-o-Velho(4) para os encontros dos grupos autóctones - Ribatejo Sketchers e Montemor Sketchers, respectivamente. Para além disso, a nossa actividade estendeu-se até à sala de concertos do Mercado Negro(5) e chegou mesmo além fronteiras com uma troca por correio de um caderno Moleskine(6).

1. Um Novo Largo
A nossa participação neste projeto foi tão extensa que merecerá uma série de publicações próprias, devidamente etiquetadas: Um Novo Largo.

2. Sketchy Paper com os ASk #1
A convite do Museu da Cidade orientámos uma caminhada para desenhar vários elementos (uns arquitectónicos, outros nem por isso) que o centro de Aveiro tem para oferecer. Este encontro culminou numa exposição onde se apresentaram os trabalhos efectuados nesse dia.
A escolha de lugar dependia muito da quantidade de exposição solar...
Museu da Cidade (lá ao fundo)

3. ASk meets Ribatejo Sketchers
Fizemos questão de marcar presença no primeiro encontro organizado pelos Ribatejo Sketchers. O ponto de encontro foi no Convento de São Francisco, onde voltaríamos já ao final da tarde depois de percorrer as ruas de Santarém de caderno em riste.
Estátua de Pedro Álvares Cabral e claustro do convento de São Francisco, por João Tiago
Claustro do convento, por Tiago Ramos e igreja de Nª Srª da Graça, por Suzana Nobre

4. MoSk - vamos desenhar clássicos
Já em Montemor-o-Velho, encontrámo-nos com os Montemor Sketchers que nos arranjaram boleia do castelo às redondezas.
Desenhos por João Tiago e Carlos Correia

5. ASk in Auditorium
A primeira co-organização com a Start-Teatro levou o elenco da peça "A Tramóia" –a partir da comédia "Monsieur de Pourceaugnac", de Molière– ao palco do Mercado Negro. Incorporando as personagens da peça, os actores improvisaram perante o escrutínio atento do público que, de lápis na mão, lá foi absorvendo todos os pormenores.
Elenco da peça "A Tramóia", Start-Teatro  qual pintura barroca
Fotografias por João Zero
 Desenhos de Helena Queirós e sabe-se lá quem mais

6. ASk + BSk = Alfabeto Ilustrado [ABC]
Com a visita dos Bristol Sketchers, em fevereiro, resolvemos reforçar a nossa ligação com um projeto criativo - a elaboração de um alfabeto ilustrado de parte a parte, ficando nós com a responsabilidade das três primeiras letras: Anéis, Bifana e Cadeiras, por Suzana Nobre, Joel Faria e João Tiago, respectivamente.
Alfabeto ilustrado: Anéis | Bifana | Cadeiras


Próximo post: ASk em junho

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ASk em março

Em março voltámos a sair de Aveiro, desta feita para visitar Coimbra e Guimarães.

150318 — ASk en garde, Coimbra
A meio da semana escolhemos um serão diferente e fomos desenhar ao ACM durante um treino de esgrima.
desenhos de Paula Brito e Jorge Antunes desenhos de Suzana Nobre

150328 — ASk no Berço, Guimarães
Desta vez resolvemos voltar a nossa atenção mais para Norte. De manhã visitámos o Centro Cultural Vila Flor e à tarde caminhámos pelo centro histórico da cidade, culminando numa visita à Plataforma das Artes e da Criatividade.

Centro Cultural Vila Flor Praça de São Tiago Plataforma das Artes e da Criatividade
Alguns dos desenhos desse dia:
 desenhos de Suzana Nobre, Helena Zália e João Tiago desenhos de João Tiago, Alice Torres, Suzana Nobre e António Osório 
Qualquer tendência temática é pura coincidência...

Próximo post:ASk em abril

ASk em setembro

Setembro foi marcado pelo início de uma série de desafios lançados à comunidade ASk (com direito a uma rúbrica aqui) e por um ASk à quarta do mais caseiro que pode haver. Para além disso, ainda visitámos Coimbra, para mais um encontro organizado pelos MoSk.

ASk à quarta – o local que normalmente nos recebia estava de férias pelo que tivemos que improvisar. Decidimos encontrar-nos numa casa particular e, por entre fatias de bolo e gatitos a saltar, lá acabámos a desenhar as orelhas uns dos outros.

Desafio – para este primeiro desafioescolhemos uma fotografia do encontro de Montemor-o-Velho do mês anterior e pedimos que a reinterpretassem como entendessem – técnica/material à escolha do freguês.
Segue a tal fotografia (© António Osório) e o primeiro a responder ao desafio seria Jorge Antunes, que ficaria com a ingrata tarefa de sugerir o desafio seguinte.

#2 Sketchcrawl USk Brasil – um evento a decorrer ao mesmo tempo em Portugal e Brasil. Em Coimbra, o grupo de Montemor-o-Velho organizava …

20 SET • sketchcrawl 1/2

Na manhã do dia 20 juntaram-se onze sketchers que, partindo do Museu da Cidade, lá foram desenhando pelo percurso previamente estabelecido.

1. Museu da Cidade Se uns aproveitaram para desenhar a fachada do museu, outros voltaram-se para o canal e para os moliceiros.
2. Museu Arte Nova Casa de Chá Depois de desenhada a fachada abriram-se as portas para nos receber, com direito a coffee break e tudo.
 Continua no próximo post.