Avançar para o conteúdo principal

ASk à quarta.6

Proposta da noite — desenhar o nosso estojo/material de desenho.
Aparentemente simples, desde cedo se levantaram várias questões: que material fica na mesa? que material salta para a mão? usar cor ou não? Como sempre, essas questões seriam respondidas com um simples gesto: riscar o papel. Depois disso, já não havia como voltar atrás.

António Osório          ::          Carlos Correia

Helena Zália          ::          João Tiago

O tema da noite fomentou ainda a troca de experiências entre o pessoal, com conversas a despontar um pouco por toda a sala. Invariavelmente, esta foi ainda uma oportunidade para desenhar outros colegas, o que começa a ser a alternativa favorita de muitos - já que nem todos os dias se encontram "modelos" tão compenetrados...

João e Alice, por Carlos Correia

João e Alice, por Helena Zália

Pouco bastou para que as atenções se voltassem para fora e acabássemos por registar a presença dos Aveiro Makers, um grupo de inventores que também se vão juntando pelo Mercado Negro.

Alice Torres          ::          António Osório


João Tiago

Ficam agora algumas fotos deste nosso encontro.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

ASk em março

Em março voltámos a sair de Aveiro, desta feita para visitar Coimbra e Guimarães.

150318 — ASk en garde, Coimbra
A meio da semana escolhemos um serão diferente e fomos desenhar ao ACM durante um treino de esgrima.
desenhos de Paula Brito e Jorge Antunes desenhos de Suzana Nobre

150328 — ASk no Berço, Guimarães
Desta vez resolvemos voltar a nossa atenção mais para Norte. De manhã visitámos o Centro Cultural Vila Flor e à tarde caminhámos pelo centro histórico da cidade, culminando numa visita à Plataforma das Artes e da Criatividade.

Centro Cultural Vila Flor Praça de São Tiago Plataforma das Artes e da Criatividade
Alguns dos desenhos desse dia:
 desenhos de Suzana Nobre, Helena Zália e João Tiago desenhos de João Tiago, Alice Torres, Suzana Nobre e António Osório 
Qualquer tendência temática é pura coincidência...

Próximo post:ASk em abril

(a)Riscar o Património 2017 em Aveiro

Inserida nas Jornadas Europeias do Património, que decorreram de 22 a 24 de Setembro, a iniciativa, (a)Riscar o Património acolheu este ano 17 locais a nível nacional e Aveiro também participou. O tema deste ano foi "Património e Natureza – Pessoas, Lugares, Histórias" e na nossa cidade não há nada mais representativo na ligação entre o homem e a Natureza que a Ria de Aveiro. 
E assim passamos um dia dedicado ao desenho com a Ria como tema de fundo. Começámos de manhã, a desenhar no canal de São Roque e Cais dos Botirões e de tarde estivemos no Ecomuseu marinha da Troncalhada e na antiga lota de pesca. 

O (a)Riscar o património foi uma iniciativa da direção geral do Património Cultural e dos USKP, com a organização dos ASk - Aveiro Sketchers e o apoio do Museu da Cidade de Aveiro, que nos disponibilizou uma visita guiada ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada.

Imagens e desenhos da manhã no Cais dos Botirões.









Da parte da Tarde começamos com uma visita ao Ecomuseu Marinha da Troncalh…

ASk em setembro

Setembro foi marcado pelo início de uma série de desafios lançados à comunidade ASk (com direito a uma rúbrica aqui) e por um ASk à quarta do mais caseiro que pode haver. Para além disso, ainda visitámos Coimbra, para mais um encontro organizado pelos MoSk.

ASk à quarta – o local que normalmente nos recebia estava de férias pelo que tivemos que improvisar. Decidimos encontrar-nos numa casa particular e, por entre fatias de bolo e gatitos a saltar, lá acabámos a desenhar as orelhas uns dos outros.

Desafio – para este primeiro desafioescolhemos uma fotografia do encontro de Montemor-o-Velho do mês anterior e pedimos que a reinterpretassem como entendessem – técnica/material à escolha do freguês.
Segue a tal fotografia (© António Osório) e o primeiro a responder ao desafio seria Jorge Antunes, que ficaria com a ingrata tarefa de sugerir o desafio seguinte.

#2 Sketchcrawl USk Brasil – um evento a decorrer ao mesmo tempo em Portugal e Brasil. Em Coimbra, o grupo de Montemor-o-Velho organizava …