Avançar para o conteúdo principal

ASk à quarta.6

Proposta da noite — desenhar o nosso estojo/material de desenho.
Aparentemente simples, desde cedo se levantaram várias questões: que material fica na mesa? que material salta para a mão? usar cor ou não? Como sempre, essas questões seriam respondidas com um simples gesto: riscar o papel. Depois disso, já não havia como voltar atrás.

António Osório          ::          Carlos Correia

Helena Zália          ::          João Tiago

O tema da noite fomentou ainda a troca de experiências entre o pessoal, com conversas a despontar um pouco por toda a sala. Invariavelmente, esta foi ainda uma oportunidade para desenhar outros colegas, o que começa a ser a alternativa favorita de muitos - já que nem todos os dias se encontram "modelos" tão compenetrados...

João e Alice, por Carlos Correia

João e Alice, por Helena Zália

Pouco bastou para que as atenções se voltassem para fora e acabássemos por registar a presença dos Aveiro Makers, um grupo de inventores que também se vão juntando pelo Mercado Negro.

Alice Torres          ::          António Osório


João Tiago

Ficam agora algumas fotos deste nosso encontro.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

(a)Riscar o Património 2017 em Aveiro

Inserida nas Jornadas Europeias do Património, que decorreram de 22 a 24 de Setembro, a iniciativa, (a)Riscar o Património acolheu este ano 17 locais a nível nacional e Aveiro também participou. O tema deste ano foi "Património e Natureza – Pessoas, Lugares, Histórias" e na nossa cidade não há nada mais representativo na ligação entre o homem e a Natureza que a Ria de Aveiro. 
E assim passamos um dia dedicado ao desenho com a Ria como tema de fundo. Começámos de manhã, a desenhar no canal de São Roque e Cais dos Botirões e de tarde estivemos no Ecomuseu marinha da Troncalhada e na antiga lota de pesca. 

O (a)Riscar o património foi uma iniciativa da direção geral do Património Cultural e dos USKP, com a organização dos ASk - Aveiro Sketchers e o apoio do Museu da Cidade de Aveiro, que nos disponibilizou uma visita guiada ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada.

Imagens e desenhos da manhã no Cais dos Botirões.









Da parte da Tarde começamos com uma visita ao Ecomuseu Marinha da Troncalh…

ASk em agosto

Em agosto, apesar (ou por causa) das férias, encontrámo-nos quase todas as semanas.

ASk à quarta – neste encontro mensal criámos desenhos específicos (retirados ao calha de dentro de um saco) a partir de riscos/gatafunhos.
© António Osório
ASk no parque– uma tarde bem passada no parque D. Pedro, em Aveiro, que contou com a visita de "gente fina" do outro lado do oceano (mais concretamente, Coimbra).
Em primeiro plano: Marcela Santana e Tiago Ramos Os resistentes ao final da tarde
MoSk • 2º Encontro de Urban Sketchers– neste encontro, organizado pelos Montemor Sketchers, fizemos uma visita guiada ao castelo de Montemor-o-Velho e ficámos a conhecer mais a fundo a prática arqueológica.

Desenho de Marcela Santana   ^
^   Desenho de Paula Brito
ASk pelo Porto– e como desenhar é como as cerejas (amigo-puxa-amigo), quando fomos ao Porto lá se chegaram a nós mais uns poucos: uns da própria Invicta, outros de perto (São João da Madeira, Oliveira de Azeméis) e outros de mais longe (Coimbra). O…

ASk em junho

Em junho mal parámos em Aveiro: fomos até Pombal, ao Porto e à Mealhada(1), mas a malta esteve tão ocupada que mal tirou fotografias. Já por Aveiro, fomos assistir a um ensaio de teatro(2) ao CETA e a uma das regatas organizadas durante o "Ria de Aveiro Weekend"(3).

1.ASk na Mealhada
A Living Place organizou um workshop de field sketching, orientado por Davina Falcão, no Parque da Cidade - resolvemos participar!
Parque da Cidade da Mealhada
2. ASk pelo CETA
Fomos recebidos no Círculo Experimental de Teatro de Aveiro para assistir um ensaio. A ideia era ceder os desenhos no final para que pudessem criar o cartaz da peça a partir deles.
Desenho de Carlos Correia, Tiago Ramos e João Tiago Cartaz final, com desenho de Suzana Nobre 
3. Grande Regata da Ria de Aveiro  Cais da Fonte Nova
A regata arrancou na Torreira mas nós ficámos no Cais da Fonte Nova à espera que os moliceiros atracassem.
Desenhos de João Tiago e Suzana Nobre.
Próximo post:ASk em julho